Usuários avaliam qualidade dos ônibus em Piracicaba

Maiores reclamações: superlotação e preço da passagem

Publicado em 13/11/2018 - 12:00
Usuários avaliam qualidade dos ônibus em Piracicaba

Piracicaba, 12 de novembro de 2018 - A superlotação dos veículos e o preço da passagem são as maiores causas de insatisfação dos usuários com o transporte público na cidade. 77% e 71% dos usuários, respectivamente, apontaram estes itens como insatisfatórios. A segurança nos pontos de ônibus aparece em terceiro lugar, com 50% das queixas.

Os dados fazem parte da pesquisa sobre mobilidade urbana e transporte coletivo, realizada pelo Observatório Cidadão de Piracicaba e coordenada pelo professor Roberto Braga, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do campus de Rio Claro, da Unesp.

A íntegra da pesquisa pode ser acessada aqui.

Foram ouvidas 319 pessoas e verificou-se que a faixa de renda familiar predominante dos entrevistados é de 2 salários mínimos, que usam o transporte público para o trajeto casa e trabalho. No entanto, os dados da pesquisa permitem supor que quando há um pequeno aumento na renda, as pessoas tendem a comprar um carro: “O uso do transporte público cai a medida em que a renda aumenta e isso é um problema sério. Implica em aumento  do transporte individual, que agrava a situação da poluição urbana, do trânsito em si, da segurança do motorista, do passageiro.” comenta professor Braga.

Outro aspecto que, segundo ele, aparece como tendência é a falta de segurança nos pontos de ônibus, que requer políticas do poder público.

Os pontos avaliados positivamente pelos usuários são referentes aos motoristas, considerados atenciosos, bons condutores ao volante e que respeitam as paradas de ônibus.

O boletim contém ainda nove sugestões de medidas para a melhoria do transporte público, incluindo o aumento do número de ônibus e de linhas e que os custos dos benefícios tarifários sejam arcados com recursos do orçamento e não incluídos no preço da tarifa. “A pesquisa mostra de forma clara os pontos que merecem mais atenção na gestão da mobilidade urbana na cidade”, finaliza Bruno Vello, pesquisador na área de ciências políticas e membro do Observatório Cidadão de Piracicaba.

Conheça o boletim completo aqui.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.