Prefeitura perde pontos na avaliação de transparência

Confira o novo Boletim de transparência!

Publicado em 14/06/2018 - 12:00
Prefeitura perde pontos na avaliação de transparência

O Observatório Cidadão de Piracicaba concluiu a análise das informações prestadas pela Prefeitura ao cidadão, por meio de seu site e verificou uma queda na quantidade de quesitos divulgados.

clique aqui e acesse o Boletim.

Diferente da medição anterior, quando atendeu plenamente a 52% dos critérios necessários, a atual, concluída em maio, registra apenas 44 % de critérios plenamente atendidos, sendo que os  não atendidos ou parcialmente atendidos somam 56%

Entre as informações que ainda não estão à disposição da sociedade no site da Prefeitura o relatório do Observatório Cidadão de Piracicaba destaca a falta de documentos completos sobre licitações e contratos , relação dos funcionários terceirizados e a agenda de compromissos do prefeito, vice prefeito e secretários municipais.

O Serviço de Informações ao Cidadão segue um comportamento semelhante: 35% das repostas solicitadas não foram atendidas no prazo legal determinado pela Lei de Acesso à Informação e em muitos casos, testados pelo Observatório, as respostas eram insatisfatórias e foram dadas após recurso enviado.

Professor do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do Observatório, Roberto Braga demonstra preocupação com os resultados do relatório. “O principal interessado em disponibilizar essas informações deveria ser o gestor público, pois é isso que dá transparência e legitimidade às suas ações. Infelizmente, não é o que acontece em Piracicaba. E o resultado é bastante preocupante para a população”, afirma.

Marcelo de Medeiros, assistente de projetos de políticas públicas do Imaflora, acredita que os resultados da pesquisa demonstram a necessidade da Prefeitura adotar a transparência como prioridade: . “Ações simples como disponibilizar novas informações, melhorar a organização das informações já existentes tanto no portal da prefeitura quanto   no SIC, já melhorariam   a transparência do poder executivo municipal”, comenta.

A íntegra do relatório e as recomendações do Observatório Cidadão de Piracicaba pode ser conhecida aqui

 

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.