Perdas de água na distribuição em Piracicaba continuam elevadas

Perdas de água na distribuição

Publicado em 14/10/2014 - 12:00
Perdas de água na distribuição em Piracicaba continuam elevadas


A atual escassez de água faz repensar o uso deste recurso tão essencial à vida, às atividades econômicas e cotidianas; por isso é necessário ficar atento à sua gestão. Um dos Indicadores de Meio Ambiente do Observatório monitora as perdas de água na distribuição, ou seja, a água que é perdida entre o tratamento e o uso nas casas, comércios, empresas e indústrias etc.

Este mês, foi atualizado o indicador de perdas de água na distribuição e Piracicaba apresentou, em 2012*, um índice de 48%, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). De 2004 a 2008, houve uma sutil diminuição nas perdas, passando de 50,5% para 44,1%; entretanto desde 2008 esse valor tem aumentado, chegando a 48% em seu último dado.

O município de Limeira, com um índice de perdas de 14,3%, pode ser apontado como um destaque nacional de boa gestão. Além de Limeira, outras cidades da região também tiveram um resultado mais satisfatório que o de Piracicaba: Campinas com 19,3%; Americana com 25,6%; Águas de São Pedro com 28,5%. Já como exemplos de valores mais altos, temos: Rio das Pedras com 51,5% e São Pedro com 63,1%.

Segundo o Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), “os valores do indicador são elevados (40 a 50%), porém comuns no Brasil. De qualquer modo, o indicador é desfavorável e seria desejável uma meta inicial de redução para cerca de 30%. Isto exige do responsável pelo abastecimento esforços e recursos para investir na identificação e redução das perdas, cabendo à população colaborar.”

Piracicaba se comprometeu, no Plano Plurianual (PPA), em reduzir 8% das perdas em 4 anos, ou seja, 2% por ano. Em setembro, a prefeitura apresentou o “Plano de Redução de Perdas Físicas”.

Para saber mais, acesse o Boletim de Meio Ambiente lançado pelo Observatório Cidadão de Piracicaba em  junho desse ano.

 

*O SNIS publica os dados com uma defasagem de 2 anos.

 

Foto: Florespi

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.