Observatório Cidadão é instrumento de controle social

Publicado em 04/12/2013 - 12:00
Observatório Cidadão é instrumento de controle social

O Observatório Cidadão de Piracicaba, criado no dia 5 de dezembro de 2012, reúne informações estratégicas captando e organizando informações, que são relevantes para a atuação de conselhos, ONGs e do próprio poder público. O Observatório também promove cursos, palestras e eventos de formação de líderes e capacitação de conselheiros.

Participaram da criação do Observatório as seguintes entidades: Pira 21, Imaflora, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), Casvi, Florespi e o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (Universidade de São Paulo) e da Caterpillar. O Observatório Cidadão monitora informações públicas, divulga periodicamente índices, acompanha a discussão e a implantação de políticas públicas permitindo ao cidadão ter acesso fácil e rápido a dados que dizem respeito à vida de sua família, seu trabalho, à qualidade de vida e ao município em geral.

A iniciativa congrega instituições que são formadoras de opinião e exercem controle social, além de participarem da vida da cidade de forma apartidária, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/ Subseção Piracicaba). "Entendemos que o Observatório cidadão, é um instrumento importante para a consolidação da democracia, pois pela transparência do gestor público, a sociedade pode acompanhar de perto o cumprimento do mandato, que foi concedido pelo voto", afirma Fabio Moura, presidente da OAB.

Informação pública

O presidente da Pasca (Pastoral da Caridade), Antonio Oswaldo Storel, disse que 61 paróquias em 15 municípios recebem os informativos do Observatório, que são uma fonte de informação sobre o funcionamento dos poderes e espaços de participação popular. “Foi um passo importante para a comunidade católica. Nós temos um trabalho que reúne assistência, promoção humana e ação libertadora. É nessa ação que a transparência pública é importante”, disse ele.

O professor de Planejamento Urbano e Regional na Unesp (Universidade Estadual Paulista/ campus Rio Claro), Roberto Braga, afirma que poucas cidades têm esse tipo de estrutura, que permite acompanhar políticas públicas, qualidade de vida, sustentabilidade e meio ambiente. “Piracicaba está na vanguarda”, diz o professor, que reside na cidade.

O secretário-executivo da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21, Marcelino Sacchi, disse a Agenda 21 de Piracicaba prevê o zelo pela transparência pública. “O Observatório Cidadão tem um trabalho alinhado ao Pira 21”, diz Sacchi.

Para o docente da Unesp de Araraquara, Wagner Romão, participar do Observatório é uma forma exercer a extensão universitária, além disso, trata-se de uma fonte de pesquisa sobre o funcionamento dos espaços de participação. A Unesp de Araraquara é parceira do Observatório

Roberto Palmieri, gerente de projetos do Imaflora destaca que  “O Observatório comemora seu primeiro ano com contribuições significativas a Piracicaba graças a união de instituições complementares que ao se juntarem em prol de causas comuns ganharam em qualidade de sua ações e alcançou muito mais cidadãos de Piracicabanos”.

Para o coordenador geral do Casvi, as informações e cursos promovidos pelo Observatório instrumentalizam os membros do Centro a participar de espaços, como os conselhos municipais. “Participar do Observatório tem sido importante porque já participamos de sete conselhos municipais, mas para isso precisamos estar preparados e informados”, diz Anselmo Figueiredo, coordenador geral do Casvi.

Ricardo Schmidt, diretor da Florespi, afirma que o Observatório Cidadão é uma conquista coletiva que fornece subsídios para as organizações da sociedade civil, por meio das informações que agrupa e organiza, mas também serve de norte para os poderes públicos. “O Observatório é aberto e apartidário que favorece a transparência pública e incentiva o cidadão a buscar informações, além disso, ele permite a discussão de políticas públicas baseadas em dados oficiais”, diz.

Para Schmidt, as organizações da sociedade civil podem contar com a estrutura do Observatório para se capacitar, por meio de cursos, palestras e outros eventos.

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.