Observatório capacita cidadãos e lideranças

Cursos e materiais para educação cidadã

Publicado em 03/04/2014 - 12:00
Observatório capacita cidadãos e lideranças

O Observatório Cidadão de Piracicaba promove cursos e desenvolve materiais, como cartilhas, para capacitar cidadãos e melhorar a qualidade da participação social em conselhos, associações, entre outros espaços públicos. Informação e formação são ferramentas que permitem ao cidadão atuar com mais intensidade. Em 2013, além de oficinas, foram realizados dois cursos “O Cidadão e a Transparência Pública em Piracicaba” e “Como participar do Orçamento Público de Piracicaba” e uma cartilha sobre orçamento público (acesse aqui a cartilha).

Anselmo Figueiredo, membro da Casvi, entidade que compõe o Observatório, afirma que essas ações permitem a formação de novos líderes e representantes essenciais para a renovação dos colegiados e entidades. O Casvi, por exemplo, participa de diversos conselhos municipais. “Isso permite que a população tenha acesso a mais informações sobre o uso do recurso público e de sua estrutura”, diz.

A disposição para o diálogo e a negociação são as principais conquistas promovidas pelo Observatório, segundo o secretário-executivo da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21, Marcelino Sacchi. “O Observatório não é só um órgão que mostra como está, mas promove o diálogo”, afirma Sacchi.

O professor da Unesp de Rio Claro, Roberto Braga, afirma que as informações captadas e organizadas pelo Observatório são importantes para que o município faça um acompanhamento histórico de seu desenvolvimento e da efetividade de suas políticas públicas e ações concretas voltadas para a sustentabilidade.

O diretor da Florespi, Ricardo Schmidt afirma que a formação de representantes é essencial para garantir a qualidade da participação da sociedade civil nos conselhos. “A participação exige instrumentalização da sociedade civil, seja pela informação e pela capacitação de seus representantes. Aprender sobre o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo permite ao cidadão dar sua contribuição à administração municipal”, diz Schmidt.

Para o presidente da Pasca (Pastoral da Caridade), Antonio Oswaldo Storel, a criação do Observatório Cidadão de Piracicaba provocou reações dos poderes Executivo e Legislativo, que investiram na transparência, fundamental para o controle social. “A classificação do projeto em terceiro lugar numa competição internacional demonstra a importância do Observatório”, afirma.

Luís Fernando Iozzi, membro do Imaflora e coordenador de algumas das atividades educacionais do Observatório Cidadão, diz se sentir honrado em contribuir com a formação cidadã em Piracicaba: “Desde o lançamento do Observatório, no final de 2012, já fizemos muitas palestras, oficinas e cursos, onde mais de 1100 pessoas puderam acessar conteúdos sobre participação social e transparência pública. Trabalhar com educação para a cidadania é fundamental para se construir cidades mais democráticas e com maior qualidade de vida”.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.