Nos últimos 10 anos, consumo de água dos piracicabanos cresceu 29%

Publicado em 05/02/2014 - 12:00
Nos últimos 10 anos, consumo de água dos piracicabanos cresceu 29%

Nos últimos 10 anos (2002-2012), o consumo de água em Piracicaba cresceu 29% (os dados de 2013 ainda não foram disponibilizados pelo Semae).

Em 2002 o consumo do município foi de 22,9 bilhões de litros de água, passando para 29,5 bilhões em 2012. A diferença é equivalente ao volume de água necessário para encher 2.640 piscinas olímpicas!

Trata-se de um aumento bastante significativo, especialmente se levarmos em conta que a população cresceu aproximadamente 9% no mesmo período.

O maior consumo é o das residências, responsável por 80% do total. Na sequencia aparecem o comercial (11%), prédios públicos (4,5%) e indústrias (3%). Indústrias e produtores rurais que captam a água diretamente dos corpos d’água não entram nesse cálculo, que 
contabiliza a água consumida por meio do Semae.

Em tempos de fortes imagens do nosso Rio Piracicaba quase seco, fica a questão: Quais políticas públicas, ações de empresas, de cidadãos e de produtores rurais deveriam ser incentivadas e fortalecidas para diminuirmos o consumo desse precioso recurso natural?

Você tem alguma proposta? Deixe seu comentário abaixo!

Confira também os demais indicadores ambientais que o Observatório Cidadão de Piracicaba disponibiliza (clique aqui)

Foto: Léon Botão/G1

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.