Manifesto pela liberdade de imprensa em Piracicaba

Publicado em 23/07/2021 - 12:00
Manifesto pela liberdade de imprensa em Piracicaba

As organizações, coletivos, movimentos e lideranças abaixo subscritas se solidarizam com os jornalistas Danilo Telles e Reinaldo Diniz e repudiam as intimidações sofridas por eles após publicação da reportagem em 23 de junho de 2021 pelo Portal Nova 15, intitulada “Novo secretário é investigado pelo MP por, supostamente, integrar organização criminosa”.

Nota pública divulgada pelo Portal Nova 15 dá conta de que, após a publicação da referida reportagem, representantes do veículo foram chamados a uma reunião no prédio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, no Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, ocasião em que foi proposta ao Portal a demissão do colaborador Danilo Telles e denúncia por falsidade ideológica e cassação do registro profissional (MTb) do jornalista Reinaldo Diniz, autor da reportagem.

A atitude narrada na nota caracteriza intimidação e atenta contra princípios democráticos previstos na Constituição Federal de 1988 (Art. 5º e 220) e na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Art. 19), que asseguram os direitos de expressão e informação jornalística, acesso à informação e a vedação à censura.

O fato de a intimidação narrada haver ocorrido no prédio da Prefeitura Municipal é de extrema gravidade, pois o espaço público deve ser um local onde a sociedade piracicabana se sinta acolhida e protegida e onde o poder público esteja disposto a prestar contas sobre as decisões que toma. Por isso, as organizações que assinam esta carta fazem coro à nota publicada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e solicitam que o Executivo Municipal investigue o ocorrido e tome providências para a responsabilização dos autores da intimidação narrada pelo Portal Nova 15.

Liberdade de expressão, liberdade de imprensa, transparência pública e participação social são princípios indispensáveis de uma democracia e a sociedade civil brasileira continuará monitorando seu cumprimento em todos os níveis de governo.

 

Assinam (em ordem alfabética):

Associação Pro Cultura de Piracicaba – Instituto CURAU

Batalha Central

CASVI – Centro de Apoio e Solidariedade à Vida

Coletivo rec

Comissão de Emergência Cultural

Free Libras

Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Piracicaba

IPEDD – Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia

Mandato Coletivo a Cidade é Sua

Mandato Deputada Estadual Professora Bebel

Mandato Vereadora Rai de Almeida

Marias de Luta

Observatório Cidadão de Piracicaba

Promotoras Legais Populares – Piracicaba

Resistir Sempre

Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.