Investimentos em educação, cultura e esportes são discutidos em audiência pública do PPA

Publicado em 13/05/2013 - 12:00
Investimentos em educação, cultura e esportes são discutidos em audiência pública do PPA

A segunda audiência sobre o Plano Plurianual 2014-2017 realizada na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 6, teve novo recorde de participação com 73 pessoas, entre membros da sociedade civil, secretários municipais, técnicos da Casa, vereadores e assessores. Foram discutidos temas como: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Administração e Esporte e Lazer. A audiência foi solicitada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) a pedido do Observatório Cidadão de Piracicaba, que pretendia que se ampliassem as possibilidades de discussão do Plano – peça orçamentária fundamental de planejamento, que reúne as ações que serão realizadas em Piracicaba nos vários setores municipais para os próximos 4 anos.

Durante a reunião, a secretária de Cultura Rosângela Camolese falou sobre a necessidade de se investir na recuperação e manutenção do acervo cultural da cidade, que cresce a cada ano com o Salão Internacional de Humor e os salões de arte. A secretária disse ainda que a previsão de sua Pasta é de investir R$ 800 mil ao longo de quatro anos em serviços de recuperação das obras e na ampliação do espaço para armazenagem das mesmas. A Secretaria de Cultura também pretende implantar o Museu do Riso e um centro cultural que deverá ser localizado nas regiões leste ou oeste da cidade, com custo de R$ 400 mil para construção em área de800 metros quadrados. “Os equipamentos da Cultura são grandes por isso nosso gasto com custeio é também grande também”, salientou ela.icos da Casa, vereadores e assessores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Tarcísio Mascarim apresentou a proposta de implantação de incubadoras de empresas no Parque Tecnológico, com 25 vagas para receber pequenas empresas de tecnologia, além de 12 vagas em incubadora na Uninorte.

Os investimentos em modernização da gestão municipal inspirados no sistema corporativo, inclusive com investimentos em proteção de dados e digitalização, além de ferramentas de gestão para melhorar processos foram os tópicos abordados pelo secretário de Administração Luiz Antonio Balaminut. Ele afirmou que até o final do ano estará pronta a Declaração Corporativa de Missão, Visão de Futuro e Valores, pois, a partir dela, todo o processo de modernização será organizado.

O secretário de Esportes Pedro Mello apresentou todos as ações previstasem sua Pastae destacou que 18% do total será destinado a investimentos. Ele salientou que a reforma do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, além da reforma do Estádio Municipal Barão da Serra Negra estão no PPA. A secretária de Educação Angela Maria Cassavia Jorge Corrêa também apresentou os investimentos em construção de escolas nos próximos quatro anos.

O vereador Pedro Kawai, que chamou a audiência extraordinária, disse que a participação foi grande, mesmo com a reunião sendo em horário comercial, o que gera mais dificuldade de participação. “Mesmo sem muito tempo, os secretários foram convincentes na apresentação e houve uma grande troca de informações, o que era o intuito principal da audiência, ou seja, que a cidade tivesse acesso às informações”, disse ele.

Ao terminar a reunião, o presidente da Câmara, vereador João Manoel dos Santos (PTB) disse que as audiências extras cumpriram seu objetivo de permitir que a população entenda como se administram os impostos. Ele também salientou que o vidro que separa a plenária das cadeiras é uma medida que atende à legislação.

A divisória foi questionada durante o horário de perguntas por Genésio Aparecido da Silva, do Casvi. Ele disse que a divisória dificulta a visualização e a interação da plateia com os vereadores, mas salientou que a audiência extra é um avanço na transparência pública e que a população teve mais possibilidade de se esclarecer sobre os diversos pontos do PPA.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.