Fórum inicia planejamento para fortalecimento dos conselhos municipais

Encontro reuniu representantes de 10 conselhos

Publicado em 31/07/2014 - 12:00
Fórum inicia planejamento para fortalecimento dos conselhos municipais

Aconteceu no último dia 24, na Câmara de Vereadores, a reunião ordinária do Fórum Municipal dos Conselhos (FOPEC).

O encontro contou com a presença de representantes de 10 conselhos (Saúde, Orçamento Participativo, Criança e Adolescente, Cidade, Contribuintes, Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Patrimônio Histórico e Cultural, Esporte).

Os temas principais debatidos foram o papel do Fórum e as prioridades para os próximos meses, em especial um conjunto de ações para o fortalecimento dos conselhos. 

Dentre ações de fortalecimento discutidas está o aprimoramento da comunicação entre os conselhos e a população e a realização de um curso de capacitação de conselheiros.

José Eduardo Fonseca, coordenador do Fórum, avaliou de forma positiva o encontro. Segundo ele “A reunião foi muito motivadora. Demos um grande passo para definir o papel e as prioridades do FOPEC”.

Representante do Imaflora e do Observatório Cidadão, Renato Morgado, apresentou os dados da pesquisa sobre os Conselhos, realizada pelo Imaflora e ESALQ (link e link) e os dados e análises das Audiências, Conferências e Audiências Públicas produzidas pelo Observatório (link).

Criado pela Lei 7783/2013 (acesse aqui), o FOPEC é um espaço de integração e fortalecimento dos conselhos do município. O Projeto de Lei que originou o Fórum foi inicialmente elaborado pelos próprios conselhos, após a realização do I Encontro Municipal de Conselheiros de Piracicaba, realizado em junho de 2012. 

Acompanhe as ações do FOPEC pelo Portal dos Conselhos Municipais de Piracicaba http://conselhos.piracicaba.sp.gov.br

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.