Evento de 1 ano comemora resultados positivos e discute democracia

Publicado em 06/12/2013 - 12:00
Evento de 1 ano comemora resultados positivos e discute democracia

O Observatório Cidadão de Piracicaba comemorou nesta quinta-feira, dia 5, seu primeiro ano de atuação. Para comemorar a data, foi apresentado o balanço das atividades desenvolvidas ao longo desse período e realizada palestra com o tema “Desafios e perspectivas da democracia brasileira", ministrada pelo professor Marco Aurélio Nogueira, um dos principais cientistas políticos do Brasil. O evento aconteceu no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção, em Piracicaba, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre autoridades, membros de conselhos municipais, entidades, professores e estudantes.

Constituído por uma rede de entidades, o Observatório mantém um portal na internet que avalia e divulga informações e indicadores sociais, analisa os portais da transparência da Prefeitura e Câmara de Vereadores, além de promover encontros e cursos. Na primeira parte do evento, os representantes das instituições engajadas no projeto falaram sobre a importância do movimento, que é apartidário e busca o fortalecimento da democracia.

O objetivo e balanço das atividades do portal foram apresentados por Renato Morgado, representante do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) na coordenação do projeto e por Carla Giani Martelli, professora do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, que também integra a iniciativa. Entre os resultados da ação do observatório ao longo desses 12 meses, Morgado destaca mudanças nos portais da Câmara e da Prefeitura, que passaram a publicar informações mais detalhadas e em linguagem acessível.

A professora e psicóloga social, Telma Regina de Paula Souza, membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, participou do evento e considera o Observatório um espaço de extrema relevância ao permitir a participação do cidadão no controle social dos gastos públicos. “É uma ferramenta de controle e posicionamento político da sociedade. O portal torna público os resultados de conferências e contribui com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas”, destaca. Ela diz que este tipo de espaço é uma experiência que tem crescido no Brasil, mas a população deve se engajar ainda mais no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

Ademir Andrade de Souza, comerciário e membro do movimento Reaja Piracicaba, afirma que acompanha com frequência os resultados e indicadores apresentados no Observatório (www.observatoriopiracicaba.org.br). “É um instrumento importante por despertar no cidadão o desejo de obter informações sobre as políticas publicas”, comenta.

A psicóloga Andrea Martins Corrêa, que não tem ligação com entidade ou movimento, diz que o portal se tornou uma referência para quem deseja fiscalizar a atuação dos políticos. “Como cidadão, procuro acessar o portal para acompanhar o que tem sido feito no município e, assim, poder exigir melhorias”, ressalta.

Já José Ferraz, engenheiro florestal e membro do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), não conhecia o portal e resolveu participar do evento para conhecer de perto a dinâmica do Observatório.  “A partir de agora vou acompanhar de perto as atividades do projeto. Tive uma impressão muito positiva da proposta que oferece mecanismos para a população avaliar o executivo e legislativo”, comenta.

Segundo o engenheiro florestal, a forma como está estruturado o portal, ligado a uma rede de sete entidades, é um caminho coerente para se chegar a um resultado prático, podendo, inclusive, auxiliar na construção de políticas públicas eficientes. “Acredito na potencialidade do Observatório como uma ferramenta de extrema importância para o empoderamento da sociedade”, finaliza Ferraz. 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.