Em reunião, Prefeitura descarta suspensão do reajuste da tarifa de ônibus

Prefeitura diz que só revogará reajuste da tarifa mediante ação judicial

Publicado em 08/08/2018 - 12:00
Em reunião, Prefeitura descarta suspensão do reajuste da tarifa de ônibus

O Observatório Cidadão, como uma das organizações integrantes do MobCidades, compareceu, juntamente com o Movimento Pula-Catraca, a uma reunião com a Prefeitura de Piracicaba na última sexta-feira (03/08) para discutir o aumento de 10% na tarifa dos ônibus do município.


Representando o Poder Executivo, estavam os Vice-Prefeito José Antonio de Godoy e o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Jorge Akira. Também estavam presentes técnicos e assessores relacionados à temática: Geraldo Moura (PlanMur); Vanderlei Quartarolo (Semuttran); Evandro Oriani Sotto (gerente de projetos) e Miromar (assessor).

Representantes das entidades e da prefeitura sentados à mesa durante a reunião

Durante a reunião houve a leitura e entrega das propostas elaboradas pelo MobCidades para o Plano de Mobilidade Urbana. Além disso, o grupo também apresentou uma lista de irregularidades na gestão do sistema de transporte coletivo do município, indicando a dificuldade de se viabilizar o controle social sobre a política de transporte. Os representantes do Executivo foram convidados a assinar uma Carta Compromisso assumindo, entre outras ações, a revogação imediata do aumento. A Prefeitura se negou a assinar a Carta, confirmando apenas seu recebimento, e afirmou que agiria somente mediante ação judicial.

Secretário de transportes, Jorge Akira, segurando Carta Compromisso sem assinatura

Ainda assim, a Prefeitura assumiu alguns compromissos, listados a seguir:

- Divulgar a licitação e o contrato no Portal da Transparência da Prefeitura e no site da Semuttran até quarta-feira (08/08/18);

- Divulgar o estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) que embasou o cálculo da nova tarifa até quarta-feira (08/08/18);

 - Divulgar os resultados de um segundo estudo da FIPE, ainda em realização, sobre o transporte coletivo de Piracicaba, dentro de 45 dias;

- Divulgar a Ata do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comob) em que foi discutido o reajuste da tarifa;

- Divulgar o dispositivo legal que oficializou o fechamento do Comitê Gestor do Transporte Coletivo, que tem como uma atribuição à aprovação ou não de reajustes na tarifa antes de sua implementação.

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.