Cartilha, que será lançada no dia 2, explica o Orçamento Municipal

Publicado em 01/07/2013 - 12:00
Cartilha, que será lançada no dia 2, explica o Orçamento Municipal

O IMAFLORA e o Observatório Cidadão de Piracicaba, com o apoio da Fundação Caterpillar, lançam, no próximo dia 2 de julho, às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na Avenida Independência 3347, a cartilha “‘Como participar do orçamento público de Piracicaba”.

O evento contará com a presença do economista Odilon Guedes, professor da FAAP e da Faculdade Osvaldo Cruz.

A publicação é dirigida às organizações sociais, conselhos municipais e a todos os cidadãos interessados no tema, com objetivo, facilitar a participação e o acompanhamento da gestão pública dos recursos municipais. Divida em quatro capítulos: “O Orçamento Público”, “Participação Social no Orçamento Público”, “Transparência no Orçamento Público”, “Fiscalização e Combate à Corrupção” a cartilha explica a composição das receitas e despesas do município, o conceito de orçamento público, as leis a partir das quais é estruturado (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e como se dá a execução de despesas. Traz ainda informações sobre como o cidadão pode participar da construção do orçamento e do acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, explica como funcionam as audiências públicas, trata do Orçamento Participativo, além de elencar, com endereços, telefones e esfera de atuação, os organismos públicos encarregados de fiscalizar gastos e receber e encaminhar denúncias dos munícipes.

Após o lançamento, o conteúdo da cartilha estará disponível para download gratuito no endereço www.imaflora.org e www.observatoriopiracicaba.org.br. 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.