Boletim nº 28/2021 - Portal da Transparência da Câmara de Vereadores

Publicado em 29/06/2021 - 02:42
Boletim nº 28/2021 - Portal da Transparência da Câmara de Vereadores

Os Portais da Transparência são importantes instrumentos para que a população tenha acesso, sem necessidade de solicitação, de informações sobre diferentes aspectos da gestão pública (uso de recursos, contratos, licitações, projetos executados, etc), contribuindo para a participação e o controle social. A Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal determinam um conjunto mínimo de informações que devem ser disponibilizadas. Além disso, o Portal da Câmara deve apresentar as informações sobre as atividades legislativas (projetos de leis, pautas, atas das sessões etc).

O Portal da Transparência da Câmara de Vereadores pode se acessado em http://transparencia2.camarapiracicaba.sp.gov.br/

Acesse também o último Boletim de Transparência Pública, com dados coletados em dezembro de 2020 clicando aqui. 

 

Confira abaixo os indicadores sobre o Portal:

Item Avaliado

O Portal possui o item avaliado?

Informações sobre o item avaliado
Despesas fixadas Sim

Disponibilização das despesas que constam no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) em cumprimento ao Artigo 48 da Lei Complementar Federal no 131/2009. 

Proposituras apresentadas por vereador Sim

Divulgação das proposituras (projetos de lei, moções, indicações, requerimentos) apresentadas por vereador

Despesas detalhadas Sim

Divulgação das despesas segundo o Art 7º, I, do Decreto Federal no 7185/2010, que estabelece que para cada despesa devam ser disponibilizadas as seguintes informações: a) o valor do empenho, liquidação e pagamento; b) o número do correspondente processo da execução, quando for o caso; c) a classificação orçamentária, especificando a unidade orçamentária, função, subfunção, natureza da despesa e a fonte dos recursos que financiaram o gasto; d) a pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento, inclusive nos desembolsos de operações independentes da execução orçamentária, exceto no caso de folha de pagamento de pessoal e de benefícios previdenciários; e) o procedimento licitatório realizado, bem como a sua dispensa ou inexigibilidade, quando for o caso, com o número do correspondente processo; e f) o bem fornecido ou serviço prestado, quando for o caso.

Despesas em tempo real Sim

Divulgação das despesas em tempo real (até o primeiro dia útil após o registro das mesmas), de acordo com o Art. 48, parágrafo único, II, da Lei Complementar Federal nº 131/2009 e o Decreto Federal nº 7185/2010.

Lista do patrimônio Sim

Lista com o patrimônio público sob responsabilidade da Câmara de Vereadores (Ex. imóveis, terrenos, veículos, eletroeletrônicos, mesas, cadeiras, etc).

Despesas dos gabinetes Sim

Divulgação das despesas dos gabinetes de cada Vereador (Salários, Telefone, Xerox, Material de Consumo e Diárias) de acordo com a Resolução nº 11 de 07 de Junho de 1999 da Câmara de Vereadores.

Divulgação dos votos dos vereadores Sim

Divulgação dos votos (favorável, contrário, abstenção) de cada vereador, para cada propositura aprovada ou rejeitada pela Câmara de Vereadores.

Contratos - Informações gerais Sim

Disponibilização das informações gerais sobre os contratos de obras, serviços e fornecimento de produtos (Lei Federal no 12.527/2011, Art 8º, §1º, IV). São consideradas informações gerais pelo Observatório: 1) Número do contrato; 2) Data de início; 3) Data de término; 4) Identificação da licitação; 5) Objeto (descrição da obra, serviço ou produtos fornecidos); 6) Valores e datas dos pagamentos efetuados; 7) Nome e CNPJ/CPF do contratado.

Contratos na íntegra Sim

Disponibilização, na íntegra, dos contratos de obras, serviços e fornecimento de produtos. Proposta aprovada pela 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial), realizada em 2011.

Licitações - Informações gerais Sim

Disponibilização das informações relativas aos procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como sua dispensa ou inexigibilidade, quando for o caso, com o número do correspondente processo (Art 7o, I, do Decreto Federal no 7185/2010; Lei Federal no 12.527/2011, Art 8o, §1o, IV).   São consideradas informações gerais pelo Observatório: Modalidade e tipo da Licitação, Número do Processo, Número da Licitação, Órgão licitante, Datas do Processo, Situação atual, Objeto com a especificação dos bens ou serviços solicitados, Empresas participantes, Lances efetuados por cada empresa participante, Empresa vencedora e valor(es) final(s).

Licitações - Documentos na íntegra Sim

Disponibilização, na íntegra, de todos os documentos relativos aos processos licitatórios (Proposta aprovada pela 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial), realizada em 2011). O Observatório analisa a existência dos documentos relativos a todas as fases do processo licitatório em andamento e já encerrado, tais como: Editais, Atas do Processo, Ata de Julgamento, Ata de Homologação, Comunicação de Recursos, Classificação Final, Resultado do certame: Adjudicação e/ou Homologação.

Lista de servidores Sim

Lista com os nomes dos servidores concursados, em cargos comissionados e em funções gratificadas. Proposta aprovada pela 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial), realizada no dia 22 de outubro de 2011.

Salários dos servidores Sim

Divulgação dos salários dos servidores com seus respectivos nomes.

Declaração de bens dos Vereadores Sim

Declaração de bens do início e final do mandato dos Vereadores. O Artigo 99, §2º, da Lei Orgânica do município determina que os vereadores devem apresentar a declaração de bens no início e no final do mandato. A disponibilização da declaração no Portal foi uma proposta aprovada pela 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Piracicaba (Consocial), realizada em 2011.

Relatórios em diversos formatos, inclusive abertos e não-proprietários Sim

Possibilidade de gravação das informações em relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações, de acordo com o Art.8º, §3º, IV da Lei Federal no 12.527/201 Documentos abertos: são documentos que carregam formatos eletrônicos (organização de seus dados internos) de conhecimento público permitindo, assim, sua leitura por uma gama de ferramentas (e não somente pela ferramenta de um fabricante). Exemplo: o formato Excel (.xls) é um formato aberto e pode ser lido e interpretado por uma gama de ferramentas. Documentos com formatos não proprietários: são aqueles documentos que seguem formatos que não pertencem a uma determinada empresa, em contraste aos formatos proprietários que estão cobertos por patentes e/ou copyrights. Exemplo: o formato Excel (.xls) é um formato proprietário pois pertence à Microsoft.

Existência de um manual do Portal Sim

Existência de um Manual que explique e oriente o acesso as diferentes informaçoes existentes no Portal.

Ferramenta de pesquisa de conteúdo no Portal de Transparência Sim

Existência de uma ferramenta de pesquisa de conteúdo no Portal de Transparência da Câmara, que permita ao usuário a pesquisa por palavras-chave e período. De acordo com a Lei de Acesso à Informação Art 8° § 3o  Inciso I

Diárias e viagens Sim

Divulgação das diáras pagas pela Câmara aos vereadores, assessores ou funcionários com discriminação do nome do solicitante, data, local e motivo da viagem.

Publicação das competências Sim

Registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público De acordo com a Lei de Acesso à Informação Art 8° § 1o  Inciso I

Agenda dos Vereadores e Diretores Não

Disponibilização da agenda dos Vereadores e dos Diretores da Câmara, com os compromissos diários,  bem como sua descrição: horário, participantes, objetivo e natureza (reuniões, viagens, palestras).

Diário Oficial Sim

Existência de acesso digital ao Diário Oficial  do municipio e de ferramenta de pesquisa de conteúdo do mesmo, que permita ao usuário a pesquisa por palavras-chave e período.

Tramitação das proposituras Sim

Disponibilização das diferentes proposituras (projetos de lei, de decreto, de resolução, moçoes, indicaçoes e requerimentos), com informações sobre sua tramitação e pareceres das comissões.

Funcionários Terceirizados Parcial

Disponibilização dos contratos de trabalho das empresas terceirizadas, bem como valores totais e valores pagos mensalmente, descrição do trabalho, salários, nomes e número de funcionários terceirizados e prazo do contrato.

Presenças dos vereadores Sim

Divulgação das presenças por vereador e por sessão

Atas e pautas das sessões  Sim

Disponibilização das Atas e Pautas das Sessões Ordinárias e Extraordinárias da Câmara de Vereadores.

 

A Lei de Acesso à Informação determina que sejam criados, em todos os órgãos públicos, locais específicos e canais na internet para que qualquer cidadão possa protocolar um pedido de informações ou de documentos. O órgão deverá responder o pedido imediatamente ou em até 20 dias, prorrogáveis por mais 10, desde que os motivos para o adiamento sejam apresentados. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Câmara funciona no setor de protocolo e foi inaugurado em agosto de 2013.

O endereço eletrônico é: http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/sic 

Acesse também o último Boletim de Transparência Pública, clicando aqui.

Confira abaixo os indicadores sobre o funcionamento do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) da Câmara. O período analisado foi de novembro de 2019 a novembro de 2020

Item Avaliado Resultado da Avaliação Informações sobre o item avaliado
Número de Pedidos Realizados 30

Total de pedidos de informação protocolados no Balcão

Número de Pedidos Respondidos 30

Número de pedidos respondidos

Tempo Médio de andimento 4,8

Tempo médio de atendimento aos pedidos de informação.

Tempo mínimo de atendimento 1

Menor tempo de atendimento para um pedido de informação.

Tempo máximo de atendimento 17

Maior tempo de atendimento para um pedido de informação

Número de pedidos atendidos fora do prazo 0

Número de pedidos atendidos fora do prazo máximo de 30 dias definido pela Lei Federal nº 12.527/2011, Art 11.

Existência de estrutura específica para atendimento dos pedidos de informação Sim

Existência de estrutura com espaço especifico e funcionário para atendimento dos pedidos de informação (Lei Federal n.º 12.527/2011, Art. 09).

Atendimento pessoal Sim

Possibilidade de realização de pedidos de informação pessoalmente, com geração de protocolo (Lei Lei Federal no 12.527/201, Art. 09).

Atendimento virtual Sim

Possibilidade de realização de pedidos de informações por internet, com geração do protocolo dos pedidos (Lei Federal no 12.527/2011, Art. 10, §2º)

Valor cobrado pela impressão/cópia Não é cobrado  
Relatório anual do SIC Sim

Existência de relatório estatístico contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes (Lei de Aceso à Informação - Lei 12.527/2011 - Art 30, INC III) 

Grau do Sigilo dos Documentos Não possui nenhuma documentação classificada como sigilosa

Disponibilização do rol de documentos classificados em cada grau de sigilo, com identificação para referência futura (Lei de Aceso à Informação - Lei 12.527/2011 - Art 30, INC II) 

Regulamentação do SIC em destaque no site Sim

Existência de regulamentação da Lei de Acesso à Informação e destaque da mesma na página do SIC.

 

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