Boletim apresenta novos indicadores e avalia a mobilidade urbana de Piracicaba

Mobilidade Urbana

Publicado em 28/10/2014 - 12:00
Boletim apresenta novos indicadores e avalia a mobilidade urbana de Piracicaba

Foi lançado hoje o primeiro Boletim de Mobilidade de Piracicaba, com a análise de indicadores dos temas: frota de veículos, ciclovias e ciclofaixas, violência no trânsito e transporte coletivo. Acesse o documento aqui.

Entende-se que as políticas públicas de mobilidade, em todo o País, ainda são voltadas para o transporte individual e não respondem às necessidades da população, que convive com serviços de baixa qualidade e com a falta de infraestrutura para o transporte de massa.

Renato Morgado, coordenador de projetos do Imaflora, que participou do estudo, acredita que “os indicadores de Piracicaba mostram a necessidade de políticas publicas consistentes, direcionadas ao transporte público e ao uso de bicicletas, junto ao desestímulo do uso cotidiano e individual do automóvel”.

Alguns dados - Esses indicadores mostram, entre outros dados, que nos últimos anos, o número de carros em relação à população cresceu 59%, e o de motocicletas, 150%. Em contrapartida, o transporte coletivo teve uma redução de 14% no uso de passes por pessoa e um aumento real de 29% no valor da passagem.

Já a extensão das ciclovias e das ciclofaixas cresceu entre 2009 e 2012, embora não tenha havido evolução nos últimos dois anos. 

Os acidentes de trânsito por habitante registraram uma redução de 15%, porém os envolvendo especificamente motocicletas, tiveram um aumento de 116%.

O professor Roberto Braga, da Unesp, de Rio Claro, informa que 55% das internações por acidente de trânsito no Sistema Único de Saúde no país correspondem a motociclistas e o índice de mortalidade de motoristas de ciclomotores, no Brasil,  já superou a de pedestres e exigem medidas urgentes do poder público. 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.