Audiência pública para prestação de contas ocorre nesta quarta-feira.

Audiência pública

Publicado em 18/02/2014 - 12:00
Audiência pública para prestação de contas ocorre nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, às 14h00, ocorrerá uma importante audiência pública em Piracicaba, para prestação de contas pela Prefeitura sobre o orçamento público municipal.

Essa audiência tem o objetivo de que o Poder Executivo faça uma demonstração e avaliação sobre o cumprimento de suas metas fiscais referentes ao 3º quadrimestre de 2013.

Metas fiscais nada mais são que valores orçamentários fixados antecipadamente pela Administração e que devem ser monitorados ao longo do ano. Incluem-se aqui, por exemplo, as metas de receitas previstas e de despesas fixadas.

Esse conjunto de metas fiscais, visam nortear a obtenção do equilíbrio fiscal, ou seja, gastar apenas aquilo que será arrecadado. Por isso é importante que, além da Câmara de Vereadores, os cidadãos também avaliem e monitorem todos os processos do Orçamento Público.

Quem determina essa audiência pública para prestação de contas é a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (LC nº 101/01), que estabelece uma série de normas que buscam melhorar o planejamento dos orçamentos públicos e dar maior transparência à obtenção e à aplicação dos recursos públicos. A LRF obriga o Poder Executivo a demonstrar e avaliar suas metas fiscais a cada quadrimestre, portanto, é preciso convocar audiências públicas para este fim até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro. O evento sempre é realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

Consulte aqui o requerimento da audiência.

 

Mas, afinal, o que são Audiências Públicas e como elas funcionam?
Veja o que fala a cartilha “Como participar do Orçamento Público de Piracicaba”

“As Audiências Públicas são espaços de diálogo entre o governo e a sociedade civil e têm, como objetivo, a troca de informações, de opiniões e de propostas sobre determinado tema. Nessas reuniões, em geral, um órgão público apresenta determinado assunto (projeto de lei, de obra, proposta de orçamento, prestação de contas) e a sociedade pode esclarecer dúvidas e apresentar sua opinião.

Com as Audiências, as decisões públicas passam a ter maior transparência e participação. Mas é importante reforçar que, nas Audiências, não são tomadas decisões pelos participantes, ou seja, os temas em discussão não são votados pelos presentes”.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.