#EuVotoPiracicaba, opine e participe dos projetos de lei da Câmara dos Vereadores!

Acesse www.euvotopiracicaba.org.br

Publicado em 12/11/2015 - 12:00
#EuVotoPiracicaba, opine e participe dos projetos de lei da Câmara dos Vereadores!

O Observatório Cidadão de Piracicaba e a Rede Engajados lançam, nessa quinta-feira, dia 12, um novo canal de participação e de aproximação entre o munícipe e o poder público: é a plataforma #EuVotoPiracicaba (www.euvotopiracicaba.org.br), que conterá projetos de lei em discussão na Câmara de Vereadores e permitirá ao cidadão e a cidadã que se posicionem a respeito dele, sendo  contra, a favor ou abstendo-se.  

O resultado será encaminhado aos vereadores, com o objetivo de contribuir para o debate dos projetos e para as decisões da Câmara. Para Tiago Lazier, da Rede Engajados, que trabalha com ferramentas colaborativas e que estimulam o engajamento do cidadão em causas ou vivências, a plataforma vai permitir que os moradores de Piracicaba se conectem melhor com a cidade, informando-se e opinando sobre os rumos da política local. 

A iniciativa é inspirada na experiência argentina, está funcionando nos Estados Unidos, Espanha, México, Ucrânia, Finlândia e foi lançada na cidade de São Paulo, esse ano.

A escolha dos projetos que constarão da plataforma será realizada pelo Observatório Cidadão de Piracicaba, que  está aberto a sugestões dos moradores e vereadores  da cidade, a partir de critérios    que levam em conta o  potencial de impacto:

  • Na qualidade da vida da população.
  • Na sustentabilidade e conservação ambiental.
  • Nos direitos humanos e na justiça social.
  • No desenvolvimento econômico do município.
  • Na transparência e na participação social nas decisões públicas.

Cada projeto ficará disponível na plataforma por tempo determinado, especificado no site. No lançamento da plataforma será possível opinar sobre seis PLs.

Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do IMAFLORA, conta que nas cidades onde a plataforma já existe cresceu a participação das pessoas nos debates das casas legislativas. Para ele, ”o #EuVotoPiracicaba contribuirá para o aprofundamento da democracia no município”.

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.