Verba para Estudo de Ciclovia é Conquista da Sociedade

Publicado em 10/05/2013 - 12:00
Verba para Estudo de Ciclovia é Conquista da Sociedade

A Lei Orçamentária Anual de 2013, proposta pelo executivo e aprovada pela Câmara no final do ano passado, prevê R$ 500 mil para projetos e estudos relacionados a implantação de um sistema cicloviário municipal. Atualmente os trechos de ciclovias e ciclofaixas somam 9,05km de percurso, numa malha viária formada por mais de 1500 km de asfalto.

A inclusão do estudo cicloviário no plano orçamentário é considerada uma vitória da sociedade e, especialmente, dos cicloativistas que se mobilizaram diversas vezes para debater a necessidade de ciclovias, promoveram eventos como as Semanas de Mobilidade Urbana em 2011 e 2012 e levaram o assunto para a período eleitoral pedindo o compromisso de candidatos. A primeira tentativa em 2012 de incluir o estudo no Orçamento Público teve apenas três votos favoráveis, sendo um do próprio autor do projeto, o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).

Ricardo Simões, biker e professor de educação física que defende a ampliação do uso desse meio de transporte e lazer, disse que a rubrica mostra uma mudança significativa com relação à bicicleta como forma de transporte, esporte e lazer, mas também indica alterações na ótica do plano municipal de transportes. “As vias destinadas ao ciclismo foram completamente ignoradas por décadas em Piracicaba. Entretanto, nada para se comemorar ainda, pois a rubrica é apenas uma marca no papel”, disse ele.

Nos últimos anos houve um investimento em ampliações de ruas e avenidas, além de implantação de semáforos por todos os lados, porém, Simons afirma que mesmo com esse investimento o tráfego continua lento, travado e com congestionamentos nos horários de pico.

O ciclista acredita que não existe um pré-projeto de ciclovia para o município atualmente, o único que conhece foi feito há aproximadamente 10 anos, mas não foi implementado pela Prefeitura de Piracicaba. “Apesar de a cidade ter mudado muito desde então, acredito que esse projeto pode ser revisitado e mostrar um início interessante”, diz.


Para ele, o centro comercial, os espaços turísticos e áreas acadêmicas devem ser os primeiros contemplados com vias de rodagem/infraestrutura e interligações aos bairros por vias de menor porte. “Nessa lógica permite-se que as pessoas se desloquem de suas casas até o centro da cidade de bicicleta e também se locomovam por esses bairros centrais em suas atividades de trabalho e lazer.”

A segurança é outro ponto importante, segundo Simons, porque os ciclistas são vítimas de roubos e agressões, que já foram registradas pela imprensa. É preciso que se implante locais apropriados para abrigar a bike e segurança nos trechos.

Para a cicloativista, Mirian Rother, doutoranda em Ecologia Aplicada pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e pelo Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), a rubrica do Orçamento para ciclovias é uma vitória do cicloativistas. “O valor de R$ 500 mil parece ser suficiente para desenvolver um bom estudo para um plano cicloviário em Piracicaba. Espero que nós, cicloativistas de Piracicaba, acompanhemos de perto o processo, para que haja maior transparência e participação popular nas decisões quanto ao destino do dinheiro público”, informou ela.

Para Mirian, o plano deve priorizar as linhas principais e levar em consideração o atendimento do ciclista que utiliza a bicicleta no dia-a-dia e não somente para atividades de lazer. “Há muitas soluções de baixo custo: implementação de bicicletários e paraciciclos nos terminais de ônibus e edifícios públicos, instalação de racks em ônibus, para que os usuários de bicicleta possam transpor trechos de maior dificuldade ou distância, levando a bicicleta no próprio ônibus, políticas públicas que prevejam educação de motoristas sobre o respeito à bicicleta como modal de transporte e leis de CBT (Código Brasileiro de Trânsito) específicas para a bicicleta, e tantas outras mais”, afirma ela.

Mirian destaca que integrar a bicicleta como modalidade de transporte, significa construir um modelo de mobilidade urbana plural e mais sustentável, que deve levar em conta a segurança física dos usuários, seja pela educação no trânsito ou pelas questões de infraestrutura, como qualidade de sinalização, pavimentação, iluminação, monitoramento policial.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.