Semana de Mobilidade de Piracicaba terá Passeata e Desafio Intermodal

Semana irá mobilizar as pessoas e a opinião pública

Publicado em 18/09/2014 - 12:00
Semana de Mobilidade de Piracicaba terá Passeata e Desafio Intermodal

Com uma frota de veículos que não para de aumentar, Piracicaba tem como desafio encontrar soluções de melhorias para a mobilidade urbana. De 2001 a 2013 a frota de automóveis, por exemplo, passou de 85 mil para 161 mil um aumento de 89% (clique aqui e acesse o indicador).
Com o objetivo de mobilizar as pessoas e a opinião pública da cidade para debater o tema de mobilidade, o Grumos – Grupo de Mobilidade Urbana Sustentável, realizará, a partir dessa sexta (19), a 4ª Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. A semana tem como Slogan a frase "Gestão na Contramão", crítica direta às políticas de mobilidade implementadas na cidade.  

Segundo Tiago Lazier, membro do Grupo organizador, a semana  “propõe a cidade uma reflexão sobre a situação da mobilidade e sua fundamental importância para a qualidade de vida. Discutir mobilidade é mais do que pensar o trânsito, é uma luta pela cidade: pelo o que ela é, pelo o que ela deve ser, quem tem direito a ela e quais são esses direitos. Infelizmente, no Brasil o mesmo modelo de urbanização das últimas décadas, apesar do seu visível esgotamento, permanece vigente. A mobilização faz-se urgente.”

Tiago explica que o Grumus foi criado esse ano e é formado por pessoas que já vinham se encontrando para debater o tema e organizar as Semanas de Mobilidade nos anos anteriores, "O principal objetivo do Grumus é sustentar atividades e discussões ao longo de todo o ano", complementa.

A primeira atividade da Semana, que ocorrerá na sexta (19) pela manhã, será a “Vaga-Viva”, na qual serão ocupadas vagas de estacionamento com atividades lúdicas e de lazer. No mesmo dia a partir das 17h ocorre o Desafio Intermodal, com a proposta de avaliar a eficiência e o uso dos diferentes tipos de transporte na cidade, como bicicleta, ônibus, carro e caminhada. A atividade terá inicio na esquina da Av. Independência com a Rua Regente Feijó, contará com uma tomada de tempo no Terminal Central e será encerrada na Câmara de Vereadores. Os resultados serão cronometrados e divulgados para a população.

No sábado, às 16h, no Largo dos Pescadores ocorre o Debate Aberto sobre Mobilidade, com a presença de cidadãos interessados, técnicos e membros do Grumus. A semana termina com a realização de uma passeata de protesto. A atividade tem inicio às 17h com uma concentração na Estação Paulista, seguindo pelo centro até o Largo dos Pescadores. De acordo com os organizadores o protesto busca chamar atenção para as condições de mobilidade da cidade, com destaque para os frequentes acidentes de trânsito, e contra a Lei Municipal que determina que o Dia Mundial sem Carro seja realizado em Piracicaba sempre em um domingo.

Clique no link e confira todos os detalhes da programação

A semana prestará duas homenagens ao estudante da ESALQ/USP Nikolas Gomes Camilo “Gueta”, morto em um acidente de trânsito em maio desse ano. Além da passeata que prestará uma homenagem ao jovem, o desafio Intermodal terá inicio no local do acidente.

 

Créditos Foto: M. Germano/JP

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.