Portal da Transparência da Prefeitura melhora mas ainda apresenta falhas

Confira a nova avaliação!

Publicado em 12/08/2016 - 12:00
Portal da Transparência da Prefeitura melhora mas ainda apresenta falhas

O portal da Prefeitura, avaliado pelo Observatório Cidadão de Piracicaba, ampliou as  informações prestadas ao cidadão, por meio de seu portal, evoluindo na pontuação dos   indicadores de transparência, analisados no período de setembro de 2015 a julho de 2016. (clique aqui e acesse o Boletim)

Apesar do avanço, informações importantes ainda não estão disponíveis aos munícipes, como as despesas em tempo real, o quanto a cidade oferece em isenções fiscais para empresas , bem como as agendas do prefeito, vice e secretários.

Quarenta e oito por cento dos 23 itens avaliados foram plenamente atendidos e pela primeira vez a integra dos contratos, as despesas detalhadas e os salários dos servidores foram divulgados. Ainda assim, ocorreram alguns retrocessos que valem registro: o indicador “despesa em tempo real” deixou de ser informado na avaliação atual e o indicador “repasses a entidades da sociedade civil” que era plenamente atendido passou para parcialmente atendido.

Vale registrar que para o boletim atual, o Observatório acrescentou sete novos critérios de avaliação e os indicadores atendidos passaram de 44% para 48%. Sem esses novos critérios, passaria para 62%.

Pelo terceiro ano seguido, o Observatório Cidadão de Piracicaba deixa de avaliar o Serviço de Informação ao Cidadão, responsável por responder em até 20 dias pedidos de informação de qualquer cidadão, em função da precariedade nas poucas respostas obtidas.  Dentre os e os pedidos atendidos fora do prazo legal.

“Houve um avanço significativo no Portal, com mais informações disponibilizadas para a população. Mas ainda existe uma quantidade significativa de indicadores que não atendidos e novamente não foi possível avaliar o Serviço de Informação ao Cidadão.” aponta a administradora pública Beatriz Biscalchim, voluntária do Observatório Cidadão de  Piracicaba, que contribuiu na produção das informações desse boletim.

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.