Piracicaba de olho nas metas: novo sistema está no ar

Nova ferramenta de cidadania está no ar!

Publicado em 31/07/2014 - 12:00
Piracicaba de olho nas metas: novo sistema está no ar

                                                                                                          (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

O Observatório Cidadão de Piracicaba lançou, na noite desta quarta-feira (30), o programa "De olho nas metas", elaborado para monitorar os compromissos assumidos pelo Prefeito junto a população durante a campanha. Confira aqui

Por meio do sistema, serão acompanhadas 26 ações, nos temas: meio ambiente, saneamento, mobilidade urbana, transparência e participação. Dentre essas ações estão: construção de ciclovias e ciclofaixas, plantio de árvores, divulgação de informações no Portal da Transparência, coleta seletiva e recapeamento de ruas.

Luis Fernando Iozzi Beitum, membro do Observatório, apresentou a iniciativa para o público presente, “A partir dos compromissos eleitorais e das metas existentes, o Observatório criou indicadores e reuniu informações que permitem avaliar em que medida as ações previstas em cada tema vem sendo executadas”.

O Sistema, que será atualizado anualmente, foi lançado junto com a avaliação do que foi realizado pelo poder público até o final de 2013.

O evento contou também com a palestra de Américo Sampaio, assessor do Programa Cidades Sustentáveis, que falou da importância das metas para a gestão pública e o controle social. Para ele “Os Planos de Metas são ferramentas que fortalecem o direito à participação e à transparência. Um governo que não define nem publica suas metas de gestão no início de seu mandato perde capacidade de planejamento e impede o exercício da cidadania, pois a população não conseguirá dizer o que ela quer para sua cidade, assim como também não conseguirá monitorar as ações do governo”.

O evento contou com a presença de cerca de 90 pessoas, dentre representantes de organizações sociais, conselhos municipais, secretários e funcionários públicos, estudantes e cidadãos em geral.

Rosangela do Carmo Pereira, professora e coordenadora do curso de gestão pública da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa elogiou a iniciativa. Segundo ela “O sistema é muito bom, de fácil entendimento e claro, creio que o velho argumento política não se discute vai dar espaço para um novo olhar, política deve ser discutida sim e acompanhada”.

O estudante universitário Marcelo Salera Ricci, também avaliou de forma positiva a iniciativa. Segundo ele “Por meio desse novo Sistema, acompanharemos de perto quais são os encaminhamentos das metas propostas pelo Prefeito, quando ainda candidato ao cargo”.

O Observatório conta agora com o apoio dos cidadãos para disseminar essa nova ferramenta de transparência e controle social das políticas públicas.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.