Observatório participa do Encontro Nacional da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

7º Encontro da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Publicado em 03/12/2014 - 12:00
Observatório participa do Encontro Nacional da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

O Observatório participou, entre os dias 28 a 30 de novembro em Ilhabela, junto a representantes de outros 33 municípios brasileiros, da sétima edição do Encontro Anual da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que foi lançada em 2008, com a missão de “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades”.

Neste encontro os movimentos puderam conhecer algumas iniciativas e discutir alguns temas que de inspiração para o trabalho das instituições. A Rede Nossas Cidades, por exemplo, criou ferramentas online para facilitar a participação social de cidadãos comuns que não necessariamente fazem parte de um movimento ou organização, facilitando o diálogo destes com os gestores públicos.

Discutiu-se também a participação da Rede na comunicação e aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estão sendo definidos pela ONU e devem nortear as ações das diversos países, nos próximos anos.  Foi apresentado também o Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) e seu trabalho em pró da Reforma Política.

Os primeiros resultados de um projeto em pró do fortalecimento da Rede, o PISCSU – (Projeto de Incidência da Sociedade Civil para a Sustentabilidade Urbana)- foram comunicados a todos. E em seguida alguns movimentos, pertencentes à Rede também apresentaram algumas experiências de sucesso: Nossa Betim, que falou sobre a implantação do Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis, Nossa Brasília, sobre a Rede DF em Movimento, Nossa Ilhéus, sobre o projeto de monitoramento social do legislativo “De olho na Câmara” e Observatório Social de Lajeado, que traçou um panorama da atuação dos observatórios sociais no Brasil.

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.