Observatório

O Observatório Cidadão

Observatório Cidadão de Piracicaba nasce com a proposta de ser uma inovadora ferramenta de controle social que sirva como um dos principais mecanismos de análise e sistematização das políticas públicas do município e da qualidade de vida local.

A partir de um conjunto de dados, informações e análises, agrupados em diferentes módulos de observação, busca-se instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município.

A proposta do Observatório é apresentar esses dados e análises de forma clara e de fácil compreensão para o acesso do maior número possível de cidadãos.

Objetivo

Instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município.

Missão

Atuar como uma inovadora ferramenta de controle social em prol da transparência pública e da participação social, a fim de contribuir para a criação de uma cidade mais justa, sustentável e democrática.

Valores

O Observatório Cidadão de Piracicaba possui um conjunto de valores que acredita serem necessários ao pleno cumprimento de sua missão institucional.

  • Incentivo à participação social, à ética e à cidadania
  • Prezar pela transparência dos atos governamentais e por seus próprios atos
  • Apartidarismo em sua atuação, ou seja, suas atividades não possuem nenhum vínculo ou parceria com partidos políticos

Visão 2015

Ser um dos 5 observatórios sociais de maior referência na América do Sul, com autonomia financeira e intensa participação da sociedade civil.

Para conhecer sobre a estrutura de governança do Observatório, acesse Quem somos.