Câmara tem maior índice de transparência desde o início da avaliação do Observatório

Confira novo Boletim sobre o tema

Publicado em 27/11/2015 - 12:00
Câmara tem maior índice de transparência desde o início da avaliação do Observatório


A Câmara Municipal de Piracicaba atingiu seu maior índice no quesito transparência desde o inicio da avaliação, em 2012: 75%. A boa notícia está no último boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba e que pode ser acessado aqui.

O resultado foi comemorado pelas instituições que integram o coletivo, que viram na melhoria uma resposta às demandas da sociedade para o aumento da transparência do legislativo.

Dos 20 indicadores avaliados, 15 foram integralmente atendidos pela Câmara,(75%)  dois   deles (ou 10%) foram parcialmente contemplados e  outros três  (15%) não foram contemplados.

Dentre as novas informações e documentos disponíveis no Portal  estão: a integra de contratos, a lista e salário de servidores e o pagamento de diárias a vereadores e assessores.

Já a relação do patrimônio da Câmara, a divulgação do voto dos vereadores e das despesas da Casa em tempo real, ainda deixam a desejar. Não atenderam nem parcialmente aos quesitos de transparência.  Aos resultados gerais positivos, somam-se ainda  os do Serviço de Informação ao Cidadão que teve 100% de respostas às dúvidas do cidadão atendidas, todas dentro do prazo legal.

Para Prof. Josué Adam Lazier, secretário da Oscip Pira 21, “o avanço às diretrizes de Transparência Pública no legislativo também atende a 2ª meta da Dimensão Política da Agenda 21 de Piracicaba, que propõe que o portal de transparência disponibilize  informações de interesse público de forma organizada com dados acessíveis à população, para facilitar o acesso do cidadão às atividades e ações desenvolvidas pela Casa de Leis”.

 

Compartilhe

Voltar

Cadastro

Fique atualizado (a)!

Queremos estar próximos à você! Para receber nossas publicações e ficar por dentro das ações e propostas do Observatório para melhorar a transparência pública e mobilidade urbana de Piracicaba, preencha os dados ao lado.